Comunicação Política e Representação Social nos Impérios Atlânticos (séculos XVIII - XIX)
Mapear e analisar as PETIÇÕES enviadas da América portuguesa ao Conselho Ultramarino e Secretário de Estado, entre os séculos XVIII e XIX, tomando como central a participação dos vários agentes sociais é nosso principal objetivo.
Construir e disponibilizar um Banco de Dados sobre os caminhos, ações e as respostas geradas por essas petições é a tarefa que nos move no momento.
Últimos Posts
Dossiê Circuitos oceânicos: as petições ultramarinas e comunicação política (Ibero-america, séculos XVIII e XIX), lançado em 2023 na Revista Almanack. Além de contar com textos de Andréa Slemian, Roberta Stumpf e Renata Fernnades, o texto de apresentação do mesmo foi feito por Beatriz Rojas (Instituto Mora, México)
SEMINARIO - TRANSCRIBIR AMÉRICA: ESCRITURAS PERIFÉRICAS
“Transcribir América” é um projeto de pesquisa sobre as estratégias de escrita elaboradas por diversos atores coloniais para dar a ver/ “transcribir” as disntas "Índias espanholas" às autoridades metropolitanas y seus representantes. É dirigido por Dirigido por Hélène Roy (Univ. de Poitiers), e tem por intenção difundir um corpus de fontes estudas em uma coleção em construção "Archivo Transcribir América”. Essa 3a. edição do Seminário ocorreu na Universidade de Sevilha, de 26 a 27 de outubro de 2023.
Realização:
Contato: circuitosoceanicos@gmail.com